Projeto de Alfabetização Resgatando Saberes, aplicado aos alunos não alfabetizados da Rede Municipal de Ensino, é destaque na COMUE/2022

A Prefeitura Municipal de Elói Mendes, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), realizou a IV Conferência Municipal de Educação (COMUE/2022), no dia 15 de dezembro de 2021, no clube Elói Mendes.

A abertura da conferência contou com a participação dos alunos da Escola Municipal Fazenda Santa Cruz, três irmãos, que encantaram os participantes tocando e cantando a música “A paz”, e com os alunos da Educação Infantil da Escola Municipal Oscar Araújo, que emocionaram o público com a coreografia da música “Era uma vez”.

A palestrante Daniela, iniciou sua explanação sobre o tema da CONAE-2022: Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira e explicação dos documentos orientadores da CONAE-2022.

A coordenadora Educacional do Ensino Infantil e do Projeto de Alfabetização Resgatando Saberes, Eliana Aparecida da Silva Barros, apresentou o projeto, materiais utilizados e resultados obtidos com a aplicação do mesmo que foi realizado com os alunos da Rede Municipal que não foram alfabetizados na idade certa. Houve a participação de um dos professores, Renan Paiva Freitas, representando todos os outros que atuaram no projeto e que falou sobre o sucesso obtido com seus alunos que foram alfabetizados.

Nos grupos foram discutidos e debatidos, os sete eixos da COMUE /2022.
Foi concluída a IV Conferência com a eleição do delegado que irá representar o município na Conferência Estadual de Educação.

Participaram do evento: professores, gestores, representantes de pais e alunos, estudantes, representante da câmara municipal, consultora e palestrante da FTD, Sistema SIM – Educação, equipe secretaria municipal de educação e prefeito municipal.